Sónia Nicolau apresentou, esta quinta-feira, à Assembleia Legislativa dos Açores, em nome do PS/Açores, o seguinte voto de congratulação, aprovado por unanimidade, que se transcreve na íntegra:
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
AÇORES CONQUISTA O “ 112 Awards 2017”
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) foi o vencedor do “ 112 Awards 2017”, uma distinção que reconhece os melhores sistemas do número de emergência europeu.
Nomeado na categoria “ Remarkable Public Safety Answering Point Achievement” que tem como premissa o reconhecer feitos extraordinários na área das chamadas de emergências que contribuiu para a segurança dos cidadãos e para o progresso da segurança pública.
Os sistemas que contribuíram para o prémio na referida categoria assentam na: valorização pela globalidade das funções associadas ao serviço, desde logo por se inteirar num sistema de gestão integrado de atendimento e despacho da comunicação; com a triagem e aconselhamento de Manchester, com apoio médico diferenciado, priorização de socorro, que regista e gere todas as ocorrências numa única base de dados; um sistema telefónico que identifica as chamadas recebidas, valorizando-se com a nova rede de comunicação onde se garantiu a cobertura de áreas da região onde não se chegava anteriormente. Esta rede fornece a localização em tempo real, capacitado pela cobertura na região de banda larga e um sistema de informação geográfico baseado em dados aéreos e espaciais, de todas as unidades móveis e portáteis e a existência de viaturas de suporte de vida, tendo como objetivo da medicalização e apoio diferenciado no ambiente pré-hospitalar.
Este conjunto de factores existentes no terreno, complementados com a capacitação humana garantem uma adequada gestão de recursos, assim como no apoio e gestão de evacuações médicas aéreas e marítimas.
Este prémio valoriza e reconhece, em primeiro lugar, o princípio da segurança aos cidadãos residentes e àqueles que visitam os Açores numa resposta que é exigida particularidade face à nossa dispersão geográfica; em segundo lugar os princípios da prontidão e qualidade que, inevitavelmente, tem repercussões positivas nos residentes, mas igualmente na sua relação da valência de assistência médica com a da turística.
Citando o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, falamos de “Um sistema centrado na colocação do doente certo, no local certo e no tempo certo”.
A dispersão geográfica que nos caracteriza, e também nos valoriza, pelo seu valor de conquista e resistência, força-nos à exigência da segurança e prontidão de serviços de socorro. Este é um serviço à coesão regional.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário no dia dezoito de maio do ano de dois mil e dezassete, congratula-se com a atribuição aos Açores do prémio europeu do sistema 112 na Categoria Centros de Operações de Emergência, considerado, por este reconhecimento, o melhor da Europa no ano de 2016. Esta congratulação é extensiva a todos funcionários e administradores do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, que nos dão o conforto da certeza do valor da segurança e eficácia no tempo certo ao cidadão certo.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e às Associações de Bombeiros de todas as ilhas.